O CAMINHO DA FELICIDADE
- padreiagaro
- 17 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de out. de 2020
Queridos filhos e filhas de Deus!

O homem, desde de a sua origem (cfe. Gn 1, 27), foi criado por Deus para ser feliz. Porém, utilizando, equivocadamente, a sua liberdade, o ser humano sempre buscou a felicidade onde não poderia encontra-lá. De fato, homens e mulheres desejam ser felizes a todo custo. Muitos pensam que a felicidade reside no ter (carro, casa, dinheiro ...); outros, no poder (posição social, profissão...); outros, ainda, no prazer (sexo, drogas, comida, bebida ...). Porém, sabemos que essas coisas passam e, com elas, a sensação de felicidade e de bem estar. Seja como for, a história humana comprova que a nossa felicidade não depende, exclusivamente, de pessoas ou coisas. Depende, sim, das nossas escolhas.
Neste sentido, Victor Frankl, médico psiquiatra, logoterapeuta, pesquisador do sentido da existência humana e da sua dimensão espiritual, reconheceu que o homem busca a felicidade, incansavelmente, de maneira errada. Segundo ele, o homem não procura a felicidade, busca, sim, razões para ser feliz. Ora, se procuramos razões para sermos felizes, dificilmente encontraremos, pois a felicidade não é algo que possa ser explicado ou compreendido, racionalmente. Na verdade, o ser humano experimenta a felicidade a partir de seus atos e de suas escolhas. Se realizarmos o bem, experimentaremos a felicidade; se praticarmos o mal, teremos como fruto a infelicidade.
Não tenhamos medo, irmãos e irmãs, de trilhar o caminho rumo a felicidade. Qual? Ora, usando a nossa liberdade corretamente: “renunciando o mal e praticando o bem” (Rm 12,9). Lembrando que a felicidade é consequência das nossas escolhas e atitudes.
Deus abençoe a todos!
Padre Iágaro Domingos, mps
Veja também:
A MEDIDA CERTA: SER SAL E LUZ
O VERDADEIRO AMIGO
ELEIÇÕES 2020: VOTE CONSCIENTE
Comments